sexta-feira, 1 de abril de 2011

A arte de desistir.


"Perseguir seus sonhos" é uma expressão supervalorizada. "Ser determinado" é uma qualidade muito apreciada. Persistir. Ir até o fim será mesmo uma sábia coisa a ser feita? Se estamos focados demais, olhando demais pra mesma luz... Não deixaremos de notar as outras coisas? Coisas essas que não mereceram nossa atenção, mas poderiam nos levar ao nosso objetivo...

Quando saímos para comprar uma camisa branca deixamos de olhar para os sapatos, para as saias e casacos. Focamos na camisa branca. Olhamos apenas para ela, na direção dela e perdemos a oportunidade de comprar uma boa peça de roupa. Determinação, obstinação, chame como quiser, nem sempre é uma boa atitude - Ou nunca é. O que há de errado em se reinventar?

Mudar de planos e carreira aos 50 anos é determinação, a determinação de buscar o melhor, seja na costura ou na gastronomia. A obstinação para mim está longe de ser uma qualidade, é um defeito. O defeito de se limitar.

Desde os 11 anos, ao andar até o quadro negro - Um longo caminho, eu diria, já que eu sentava na última carteira - para ler uma de minhas redações, eu sabia que queria aquilo. Não os tremeliques da timidez. Eu queria ser lida. No entanto, eu me meti no caminho que pareceu fácil naquele momento, peguei umas vias mal iluminadas que me fizeram enxergar melhor quando a luz de outro caminho era apenas uma penumbra. Eu já desisti até de mim e que Clarice Lispector nem ouça isso, pois ela acha um absurdo desistir de si.

Já eu acho que desistir até de si é como reencarnar novamente no mesmo corpo, com outra perspectiva, outros ares. Não tenho tanto medo de perder o foco nem o chão. Vi pessoas demais morrerem ou partirem, e por que não posso partir e morrer de vez em quando?

Continuo desejando exatamente a mesma coisa dos meus 11 anos, tenho caminhado para isso, investido nisso, olhado para isso, mas se algo me distrair pelo caminho... Eu vou correr atrás do coelho branco.


Até a próxima,
@A_Sarita
sarita@corporativismofeminino.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Sarita às 10:41
 

Corporativismo Feminino Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez Edited by Blog Feminino