quinta-feira, 29 de julho de 2010

Por que ENVELHECER é diferente para homens e mulheres?

Envelhecer é desesperador para boa parte das mulheres. Há seios para serem demolidos, lábios a serem escondidos e nádegas com a promessa de decadência. Enquanto boa parte dos homens fazem ar blasé para velhice. Eles ganham charmosos pés de galinha que, por vezes, só realçam sua experiência e vivacidade.

Vocês já pararam para observar uma mulher e um homem da mesma idade? No segundo que você observá-los vai achar quase sempre que o homem é mais novo. Outro dia, eu estava assistindo à propaganda do Toddy onde o garoto diz que vai passar 1 ano fora e a garota pergunta se ele vai ser fiel. JURO, eu JU-RO que na hora que vi a imagem dos dois pensei que ela fosse a mãe dele.

Os homens têm esse quê de liberdade, essa desimportância leve da velhice. Eles olham no espelho e mal reparam que há degradação aqui ou ali (Excetuando-se aqui a virilidade sexual, ok?). Claro que há percalços para o envelhecimento precoce e NOTÁVEL, um deles é o interior, a jovialidade. Comparo bem esse fato com minha mãe. Ela tem 60 anos e tem uma amiga de 50 anos. Minha mãe parece ser a filha dessa pessoa de 50 anos. Tudo porque minha mãe é sorridente, disposta, caminha todos os dias e não vive se lamentando.

Mas onde eu quero chegar com essa coisa? Os homens parecem mais jovens por que enxergam a velhice com desdém? Os homens parecem mais jovens por que lidam com os problemas de forma mais despreocupada que as mulheres? Ou seria por que já nascem livres, soltos, desde as vestimentas aos ímpetos sexuais?

Ou será que a maquiagem e os renews que jogamos na cara para disfarçar a coisa toda ressaltam a velhice? Não sei.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Sarita às 00:04

22 comentários:

Andréia Freire on 29 de julho de 2010 03:40 disse...

O homem é muito menos cobrado socialmente por beleza. A maior qualidade da mulher ainda é a beleza. E se a beleza da mulher está tão em foco, qualquer mudança é mais notada.

Talita on 29 de julho de 2010 07:55 disse...

Adoro seus posts (com todo respeito aos outros).
Sei lá, a forma que você escreve é tão gostosa de ler...

Bem, quanto ao post:
Agora que eu comecei a me interessar por makes e renews da vida. Não tenho uma linha de expressão mas entrei na linha do "nunca se sabe".
Acho que tudo que damos importância demais no fim das contas fica exposto demais.
E essa parte do comportamento influenciar, também acho. Os homens acumulam menos preocupações, estresses...
Fora nossos hormônios do mal (tô irritada com eles).

Beijossss

rayssa gon on 29 de julho de 2010 09:12 disse...

da-lhe andréia freites. falou tudo.

Anônimo disse...

Não acho que a questão é comportamental... É claro que a pessoa pode ter a idade avançada e se sentir jovem... Mas a aparecencia fisica é culpa da biologia...temos que admitir, homens são mais resistente ao fator tempo do que nós mulheres...

Tereza Antunes

Vitor on 29 de julho de 2010 09:30 disse...

Acho que o problema é que o padrão de beleza feminino é voltado para o delicado, fino (traços finos). Frágil, pequena e tal. A velhice deixa o rosto mais rústico e pra mulher fica estranho.

A beleza do homem tende a ser para o rústico, o quadrado mesmo. Largo. Dificilmente um homem com 13 é "bonitão". No máximo ele é "fofo", o que não é uma beleza de atração sexual (tipo um Justin Bieber). Quando envelhece, fica mais quadrado, mais bruto, mais homem.

Ana Carolina on 29 de julho de 2010 09:45 disse...

haha, a resposta pra mim é simples (está generalizado que é pra eu não escrever MUITO) a minha opinião é:

Procuramos nos homens experiência, alguém que nos suporte financeiramente e emocionalmente, logo: mais velho=melhor. Já eles procuram em nós apenas a beleza, e, bem, temos revistas e TV e todos os tipos de mídia para nos dizer o que é ser bela (e o que fazer caso você não seja).

Isso faz com que olhemos com diferentes olhos um homem velho e uma mulher velha. Não é que homens não envelheçam, mas sim que o ideal de homem não é essa coisa doentia de se parecer com um pré-adolescente de 13 anos, como ocorre com nós, as mulheres. Então simplesmente danos outro significado às rugas deles.

Eu acho isso péssimo, principalmente para nós. Eu tento desconstruir isso todos os dias: nunca critico uma mulher pelas suas rugas; (se falo algo sobre a aparência, é apenas para elogiar); tento fazer minhas amigas não mudarem o que são por causa dos namorados/maridos, evitando assim que dependam emocionalmente deles; eu trabalho, e não perpetuo machismos do tipo "chefe homem é melhor"; etc. (mesmo porque um dia EU quero ser chefe, enfim).

Ficou grande, né? hahaha. Acho que temos que ter consciência disso e tentar amenizar isso, no nosso dia-a-dia, com os outros e com nós mesmas, na medida do possível, para o nosso próprio bem.
Beijos e todas.

Daia.BSilva on 29 de julho de 2010 11:38 disse...

Ah, vou acreditar nas pessoas que dizem que rir é o melhor remédio! Hahaahaahaha! Renew?! Hnf. Não sei... eu uso! :p

Vitor on 29 de julho de 2010 12:39 disse...

Ana Carolina disse...
"Procuramos nos homens experiência, alguém que nos suporte financeiramente"

São essas que tem que ficar velha, feia e encalhada. ¬¬

Ana Vicente on 29 de julho de 2010 17:39 disse...

Amei!!!
Acho que algumas mulheres ficam bonitas mais velhas. Eu, por exemplo, prefiro olhar meu rosto no espelho hoje. Só o rosto, porque a bunda está enorme.

Bel on 29 de julho de 2010 20:00 disse...

Se tiver que escolher uma das opções que você mencionou, fico com a última! Mas concordo com o ponto de vista do Vitor!

Anônimo disse...

meu Deus a menina do comercial parecia mesmo a mãe do menino =O

Cris Soleitão on 29 de julho de 2010 23:34 disse...

Concordo com o que o Vitor falou.

Mas tem outro ponto também: depende muito de pra QUEM você olha. Tem coisa mais HORRIPILANTE que aqueles 50tões acabados, com uma enorme [e peluda! eca...] barriga de chop?!

Mas em geral acho que os homens que envelhecem bem é porque se cuidam mais. Explico: enquanto nós usamos creminhos, eles malham. Mesmo quando acham que não estão malhando: tipo, a sagrada pelada do fim de semana.
Eles também não tem tanta neura com alimentação. E por isso mesmo acabam comendo só o suficiente. Nós não podemos ver doces e massas. E, biologicamente, temos mais tendência a acumular gordura [por causa da testosterona]

E, sim, eu acho que esse excesso de produtos químicos acaba por nos envelhecer mais e mais rápido do que ajuda!!!

E essa coisa de 'parecer eternamente uma adolescente', e 'parecer uma tábua de passar roupas ambulante' é BURRICE e loucura dos nossos tempos! Coisa imposta pela indústria da moda que, sem hipocrisia, é recheado de homens que queriam ser mulheres...

Peguem as GRANDES DIVAS do cinema e da música nas décadas de 30, 40, 50. Olhem para Marilyn Monroe - o símbolo sexual de sua época: ela era cheia de curvas e não magrela; melhor dizendo, magra mas saudável.

Essa neura de parecermos mais jovens é bem coisa de mulher, porque já cansei de ouvir homens dizendo que preferem mulheres 'no auge'.
Minha mãe certa vez me emprestou um livro chamado 'Nas Asas da Paixão'. [Apesar do nome brega, recomendo]. Acho que logo prólogo há uma frase +/- assim "Ela estava no auge de sua carreira" - falando de uma atriz - "pois na França os homens valorizam e admiram mais uma mulher de 30 anos".
É qualquer coisa assim... Faz tempo que li, não lembro direito.

Eu, particularmente, estou me sentindo muito melhor hoje com meus 25 do que quando tinha 15, 18... quando era toda desengonçada. E também acho que a maioria das minhas amigas estão melhores agora.

Acredito realmente que para nos mantermos belas, independente da idade, o que vale é mantermos uma boa alimentação, cuidados básicos com pele e cabelo [sem exageros] e fazer pelo menos um pouco de exercício [uma caminhada de manhã pelo menos, vai!].
Além do que você falou: manter a jovialidade sempre ;D

Jr. disse...

Eu tenho 28, mas aparento uns 22, 24 no máximo, opinião de muitas pessoas, porém, eu aparentava ser mais novo ainda antes de me casar... olho fotos e vejo meu ar mais cansado, desgastado... porém, concordo com o ponto do Vítor. Estou melhorando com o passar dos anos. A maioria das mulheres que conheço prefere alguém com mais cara de homem, do que carinha de bebê.

(Meu foco não são adolescentes, então...)


E ah, eu curto uma mulher mais velha... a minha atual é trintona, uma possível substituta está na beira dos quarenta (6). Apenas são pessoas que se cuidam, não com cremes ou horas na academia, por incrível que pareça... apenas tentam ser felizes, relaxadas.

Anônimo disse...

Msm no plural, Renew ñ tem S

Um Renew, dois Renew.

Abraços.

Camila F. on 30 de julho de 2010 18:22 disse...

Certamente todo esse botox e colágeno que as mulheres andam aplicando no rosto as deixam com aparência de mais velhas (ou mais desesperadas, o que é pior!).

O que aconteceu com envelhecer com dignidade? Saiu de moda?

Lu Dantas on 31 de julho de 2010 23:12 disse...

Oi, Zin.

Essa é uma pergunta que eu sempre me faço. Ai meus 18 anos...rsrs

Obrigada pela visita lá no blog, viu!

Beijo grande

Crazy on 1 de agosto de 2010 21:36 disse...

Um pouco de tudo, tem sim o fator social, da mulher ser mais cobrada pela aparência, mas tem tb a questão biológica: a pele do homem é mais grossa, enruga menos. O homem tem maior porcentagem de massa muscular, portanto, fica menos flácido. Além disso tudo, a mulher tem mais tendência a engordar, é hormonal. E depois de certa idade, gordura em excesso se traduz em aparência mais velha. Já o homem, a única coisa q faz ele parecer velho é a calvície. E quando o cara dá azar, com 30 anos já tá parecendo um tiozão... Mas se não tiver esse problema, eles conseguem até passar dos 50 com aparência jovial

Andréia Freire on 3 de agosto de 2010 05:36 disse...

Ué, gordura em excesso não da aparência de velho ao homem também, não? Um tiozão com barriga de cerveja... se ele emagrace perde uns bons anos!

Fairy on 9 de agosto de 2010 15:42 disse...

Acho que tem a ver mais com o tipo mesmo. Mulheres com traços delicados, mostram depressa a idade, enquanto homens por terem uma expressão mais bruta, não aparece tanto (mas aparece!)
O legal é que eles curtem o passar dos anos, não se importam com a ruguinha e eles vêem isso como km rodado de pura experiência, nós percebemos como uma coisa ruim, lutamos contra. Estranho. Mas deve ser só mais uma das milhares de utopias que a sociedade nos convenceu. Devemos ser eternamente lindas, jovens e delicadas.
Aff!

Anônimo disse...

Eu fico imaginando aquelas menininhas metidas à Suprassumo da beleza após os 40 anos! Peito arreado, boca engilhada, bundinha seca e arreada, braços flácidos e 2 estepes ao redor do abdômem! Argh! Em compensação tem umas mulheres que sempre foram simples e aos 40 ficam mais bonitas do que quando jovens! Tem certas coroas com quem eu casaria!!!

Tem gente que acha que beleza é tudo, mas não se cuidam!

Isaac Carneiro Victal on 24 de fevereiro de 2016 01:06 disse...

Uma mulher deveria se envergonhar de achar um homem sempre mais novo que uma mulher da mesma idade.A pele dos homens já e muitos mais desgastada que a da mulher desde a puberdade,tanto que as transexuais buscam por meio de hormônios dentre varias coisas suavizar a pele.Finalmente,como um todo o homem envelhece antes tanto que morre mais cedo que a mulher.Os papeis sócias impostos as pessoas para mim criam artificialmente as diferenças entre homens e mulheres,fique bem claro.O absurdo de achar que a mulher envelhece mais e uma idéia criada por homens e que os beneficia.

Isaac Carneiro Victal on 24 de fevereiro de 2016 01:13 disse...

Uma mulher deveria se envergonhar de achar um homem sempre mais novo que uma mulher da mesma idade.A pele dos homens já e muitos mais desgastada que a da mulher desde a puberdade,tanto que as transexuais buscam por meio de hormônios dentre varias coisas suavizar a pele.Finalmente,como um todo o homem envelhece antes tanto que morre mais cedo que a mulher.Os papeis sócias impostos as pessoas para mim criam artificialmente as diferenças entre homens e mulheres,fique bem claro.O absurdo de achar que a mulher envelhece mais e uma idéia criada por homens e que os beneficia.

 

Corporativismo Feminino Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez Edited by Blog Feminino