quinta-feira, 27 de maio de 2010

TEXTO DA LEITORA: O Limite da Privacidade

Outro dia vi no Jornal Hoje uma reportagem sobre namorados(as) que invadem - ou pedem a senha na cara dura - de seus companheiros para bisbilhotar. Sinceramente acho esse tipo de atitude o CÚMULO do absurdo.

Primeiro, porque na maioria das vezes a desconfiança é infundanda;
Segundo - e na minha opinião mais importante -, quem faz isso (e também quem permite que o outro faça isso) não percebe (ou não se importa) que está invadindo não só a privacidade do(a) dono(a) da conta, mas também de todos os que se correspondem com aquela pessoa.

Eu, por exemplo, deixei de escrever para minha melhor amiga há anos.
A história começou quando os e-mails começaram a se popularizar, lá por 2001 / 2002. Nessa época eu fazia um curso técnico muito puxado junto com ensino médio, então quase não tinha tempo pra qualquer outra coisa. Na mesma época essa minha amiga começou a namorar. Como era raro nos vermos pessoalmente e telefone era caro (celular ainda não era comum), eu costumava contar tudo que era importante (e muito pessoal) pra ela via e-mail e vice-versa. Até que um dia fui a casa dela e ela comentou que seu namorado tinha implicado por causa de um e-mail que ela recebeu de um amigo. E eu perguntei:

- Mas como ele viu esse e-mail?
- Ah, eu dei minha senha pra ele.

NA HORA eu tive um xilique!!! Como assim ela expôs TODA a minha vida pessoal para um completo desconhecido (de minha parte) sem a minha permissão e sem sequer me avisar??? Embora nossa amizade não tenha acabo por isso, na época eu considerei uma enorme falta de respeito!

Eu sei que muitos casais compartilham daquela opinião de "tornar-se um só". Mas isso não é literal e para tudo tem limites.
Antes de estar em um relacionamento, você é você... e nada pode mudar isso! Você não nasceu grudado(a) ao seu parceiro(a) e nunca será capaz de ler o que está na mente dele(a)! Por mais que esteja apaixonada(o), é sempre imprescindível pensar não só na sua segurança, como na dos outros também... Pois nem em 1.000 anos pode-se dizer que conhecemos alguém 100%!
Senhas são únicas, individuais e intransferível e se alguém usar esse informação ilícitamente porque você passou esse código para a pessoa, não poderá reclamar e ainda pode ser processada(o) se forem usados os dados de terceiros confiados a você (tá... isso ficou "técnico" demais, rs).

Além disso tem a questão da confiança: se seu namorado(a) confia em você e você nele(a) não há a menor necessidade de bisbilhotar e-mails, telefones, agendas e etc... E eu, sinceramente, não acredito em relações verdadeiras sem confiança!

Acho absurdo anular-se e afastar os amigos só porque está namorando. Será que ele(a) também faria isso por você? Não, na maioria das vezes. E se fizer, o casal acaba vivendo dentro de uma bolha, isolado do resto do mundo. E se o relacionamento acabar, com que você vai contar? Ao abandonar e trair a confiança dos amigos que tinha quando ainda era solteiro(a), muito provavelmente, você perderá todos eles... E quando o namoro acaba, não tem ninguém pra te apoiar!

Me desculpem se pareço radical, mas tendo sido a 'amiga solteira' praticamente minha vida toda, peguei muita raiva de amigas e amigos que só lembram de mim quando precisam e me ignoram quando estão namorando, como se amizade fosse descartável. E destes eu é que acabo optando por me afastar!

Acho que esse é o tipo de atitude sobre a qual as pessoas deveriam refletir melhor antes de fazer algo impulsivo!!!



Texto da leitora Cris Soleitão, e-mail: cris_nog_sol@yahoo.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por CF às 00:01

11 comentários:

Crazy on 27 de maio de 2010 00:16 disse...

Quanto à primeira parte do post, concordo totalmente, eu ficaria puta se soubesse que os e-mails que mando para alguma amiga podem ser lidos pelo namorado dela!
Já em relação ao que vc disse no final do post, acho normal se afastar um pouco dos amigos (ou, nas fases de maior paixonite, acabar se afastando bastante até) por causa do namorado. Todo mundo faz isso, homem tb faz. Já tive uma amiga que, assim como vc, era sempre a solteira da turma e reclamava das que sumiam por estar namorando, já que ela mesma nunca namorava. Mas um belo dia, quando ela arrumou namorado, o q aconteceu? Ela q sumiu, não adianta tentar marcar nada com ela q ela só quer curtir o namorado. Acho normal, talvez algum dia vc acabe fazendo o mesmo.

Anônimo disse...

CONCORDO PLENAMENTE COM VOCÊ...

Dar a senha do email, orkut e afins é a coisa mais babaca que se pode fazer... e as duas partes são babacas, a pessoa que dá a senha, e a pessoas que solicita, até por que email e afins eh a coisa mais facil de fazer, e dá para ter um monte, quem garante que o namorado ou namorada não tem um email fake?
Falo isso por que tenho amigas que namoram e tem um email fake...

CAROL SATYRO on 27 de maio de 2010 10:18 disse...

pois é.... gente com câimbra no cérebro (leia-se, gente burra) faz essas coisas, dá senhas, se isola... é assim...

Carol Codarin on 27 de maio de 2010 10:29 disse...

É complicado né... Tb ODEIO pessoas que esquecem pq namoram, mas tb tem o caso dos amigos se afastarem pq vc ta namorando... Estou solteira a pouco tempo e encontrei uns amigos das antigas, conversamos, nos divertimos, e eles falaram que não me ligavam mais pra sair e tal pq eu estava namorando
¬¬
é de cair o cu da bunda né.
mas tb perdi meu best friend pq a namorada dela não gost de mim (eu acho) e ainda por cima foi eu quem apresentei os dois, eu é que devia ter deixado ele solteiro né !
ridiculo.

Nanda on 27 de maio de 2010 16:31 disse...

Cris, você acabou de falar TUDO! Hoje em dia, parece que são poucos os casais que percebem que deve existir individualidade acima de tudo em um relacionamento. Apesar de eu namorar, também presencio amigos se afastando e caindo nessa furada de "serem um só". Acontece que isso que você citou é o tipo de conclusão que, na maioria das vezes, só quem já passou por apertos e viu uma relação ir por agua abaixo sabe que é um atitude inaceitável. Algumas pessoas precisam passar por isso, tomarem no nariz, pra depois perceberem. Completamente normal que as pessoas se distanciem de amigos quando namoram, mas a perda de individualismo é inaceitável!

Bel on 27 de maio de 2010 20:46 disse...

Ahhh, também acho O FIM compartilhar senhas! Mas de jeitooooo nenhum!

Situação difícil essa sua, eu também ficaria muito puta!!

Anna Paz on 28 de maio de 2010 00:31 disse...

As frases "você não nasceu grudado(a) ao seu parceiro(a) e nunca será capaz de ler o que está na mente dele(a)" e "nem em 1.000 anos pode-se dizer que conhecemos alguém 100%" deveriam ser impressas em imensos cartazes com letras garrafais, distribuídos a todas as pessoas deste planeta. Muita, mas muita dor de cabeça mesmo se inicia a partir do instante em que tais preceitos são deixados de lado...

Raíssa on 28 de maio de 2010 00:52 disse...

Eu concordo com tudo, mas faço tudo isso ao contrário...
Eu acho q é por conta de insegurança q eu ajo assim...
Eu preciso saber as senhas... e com isso já descobri coisas ruins e brigando por coisas desnecessárias.
Hoje nao tenho senha dele de nada...
:P

Mary disse...

Gentee...descobri esse blog agora...e simplesmente ME APAIXONEI...não consigo parar d ler...jah to a horas lendo..rs..


Blog PERFEITOOOOOOOO!!

Parabéns...

beijos

Maiara MAria disse...

Concordo em gênero,número e grau!Acho uma besteira essa coisa de dar senha ao namorado(a)!
Demonstra falta de confiança no parceiro!
Se a pessoa não confia uma na outra,pra que ficar juntas então??
Muito bom o texto!

Zingara on 9 de junho de 2010 09:36 disse...

Vou confessar que já violei as regras da LUCIDEZ em relacionamentos. Sinceramente.

Já fiz coisas que até Deus duvida, que fere qualquer postura social aceitável. Então nem vou dizer que já entrei em MSN de namorado e chamei todo mundo de VACA... Porque vocês vão me achar A Traidora do Movimento!

 

Corporativismo Feminino Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez Edited by Blog Feminino