sexta-feira, 30 de abril de 2010

O pecado de ser bela na Engenharia

Certas coisas me fazem rir. Uma (agora ex) colega de classe, mas que espero que continue minha amiga, porque gosto muito dela, resolveu trancar o curso desanimada com as dependências de Física e Cálculo. Eu peguei em Álgebra Linear, o que me fez ficar totalmente separada de meus amigos originais, perdida numa turma de "dependentes" de Mecânica, Produção e Ambiental. Serviu para que eu me virasse e me obrigasse a conhecer novas pessoas. Sou 100% Humana e sabia que ia penar num curso de Exatas. Mas, foi escolha minha e eu me recuso a desistir. A Engenharia ficou bonita. Foi-se o tempo que só tinham nerds e trabucos. Posso garantir que, na classe em que me encontro 80% das meninas são bonitas e o resto é pegável.

Não quero ficar confabulando sobre a desistência da cidadã, mas a justificativa de que "não empregam engenheiras bonitas" que ela contou pra outra pessoa e acabou por cair na minha orelha, simplesmente não me desceu. Sinto-me como Elle Woods pedindo papel cor-de-rosa pra encapar minha mesa do estágio, saltitando com sapatinhos rosados enquanto levo instrumentos de medição para a linha de produção. Tipo, HELLO, ISSO NÃO ACONTECE. Na minha dinâmica de estágio eu era a única mulher. Minha chefe é mulher. Posso apostar os dois braços que ela não deixou de escolher os outros fulanos da dinâmica porque eles eram lindos e eu era feia. Até porque eu não sou uma completa incompetente, e também não sou de se jogar fora. E o segundo estagiário escolhido é tipo SUPER GATINHO.

Achei uma justificativa "argumentinho de bosta", completamente recalcada e fraca. Dizer que não gosta do curso, vá lá. Dizer que está penando demais e desanimou, ok. Dizer que se é linda demais pra fazer Engenharia é assinar atestado de incapacidade, que, até onde eu sei, tal cidadã não tem. Ela é bonita e apesar das dependências é uma aluna inteligente e esforçada, que sabe trabalhar em equipe. E hoje, ah francamente, a maioria das pessoas deixa pra se formar depois dos 23 anos, uma dependência a mais outra a menos, não vai cagar com a juventude dela.

E vamos ao fato comprovado, de que ser bonita, ajuda e muito na contratações, até quem é relativamente belo costuma ganhar mais. Já li isso até na super interessante.

Por favor criançada, digam que eu sou catinha ahahah:



E finalizando este post indignado, a bicha vai me largar ENGENHARIA OI SOU ENGENHEIRA BEIJOS, pra fazer ADM. Nada contra, conheço uma menina que simplesmente tem muita vocação pra tal coisa. Mas a Produção tem rixa com a Adm e diz que Adm é um curso genérico e sem CREA cujo piso salarial é baixo. É tipo rixa de Civil com Arquitetura. Enfim,espero que vcs entendam a brincadeirinha final e me poupem das pedradas.

BJOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOS DA LORA.

VISITE
www.denovodezoito.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Heleninha às 00:01

13 comentários:

Deja disse...

Eu passearia de mãos dadas no shopping.

Chayene on 30 de abril de 2010 08:47 disse...

Por incrivel que pareça eu ja fui descriminada e nao consegui uma vaga de estagio na antiga empresa que eu trabalha ( eu sai de la depois disso).Atuo na área desde o curso tec, qd eu tinha uns 16 aninhos (faz tempo.. kkkk) e nesse periodo eu nao sentia a tal da discriminacao... mas depois de 4 anos de empresa e cursando Eng tentei uma das 3 vgas abertas, e bem nao consegui nenhuma, na verdade eu nam fui chamada pra uma entrevista, oq me dexou mt indignada... Ergui a cabeca e pensei, eu sou uma excelente profissional, vou conseguir algo melhor, e sim depois de um tempo me apareceu uma proposta bem bacana, em uam empresa que davam preferencia a mulheres engenharias, de lá dei um salto bacana e sou de um departamento de desenvolvimento, ondem dao valor ao meu servico... E eu? continuo toda paquitona na minah sala, com coisas de meninas, fichario cor de rosa em uma sala com 50 homens, e eu nem ligo, e ele me respeitam... Entao se vc tem vontade, vc consegue... kkkkkk.. bjus...

Karina on 30 de abril de 2010 11:20 disse...

Que bobona essa menina, além de bem convencida, não que não devemos ser, mas é uma pretensão e como vc escreveu fraqueza, dizer que desistiu do curso por ser bonita, me poupe...Meu pai é administrador, meu marido é Eng, Elétrico e eu sou Psicóloga acredito que tem espaço para todos e não adianta ficar espinafrando determinadas profissões, né...Isso também é uma espécie de fraqueza, falar mal de outras funções para esconder suas próprias falhas.

Bel on 30 de abril de 2010 12:14 disse...

Sou suspeita pra falar pois já recebi a recusa de uma proposta de emprego POR SER MULHER (não especificaram a questão da beleza, mas talvez se eu fosse um brucutu não teria ocorrido o mesmo).

Mas isso realmente não é justificativa pra se trancar uma faculdade. Não é pq uma ou outra empresa tem um pensamento quadrado, que todas terão.

maíra on 30 de abril de 2010 18:00 disse...

Há mto tempo eu venho enrolando pra comentar aqui.. Rolo de rir com as suas historias, até pq é bem parecida com a minha. Eu, 6o período de design, surto e resolvo fazer engenharia eletronica. Bom, 6 meses de cursinho, mta ralaçao, e mil coisas pra lembrar.. Entrei agora na tão sonhada eletronica.
De uma turma de 20, são só 2 meninas, eu e uma que até o 3o dia de aula podia jurar que era um homem. E os homens (cóf, meninos!) são mto brabos tbm.. não tem UM que se salve!
Ok ok, eletronica é uma engenharia meio exageradamente nerd, já esperava por isso. Mas ai vc ve as turmas de telecom, automaçao, civil, mecanica.. não sao mto diferentes disso nao.. Só em produçao que vc acha várias meninas normais, bem bonitinhas até!

Anyway, alegar que é bonita demais pra fazer engenharia já passa do limite, desculpinha esfarrapada a dela!
Beijos

Crazy on 30 de abril de 2010 19:21 disse...

ah, acho q existe a possibilidade de ela ter falado brincando, néam?

Bonita vc não é não, mas é pegável, então não se preocupe.

Jules on 30 de abril de 2010 22:06 disse...

adoro o poço de sinceridade das pessoas.

Heleninha

Sarah disse...

[b]Sou 100% Humana e sabia que ia penar num curso de Exatas. Mas, foi escolha minha e eu me recuso a desistir.


Faço computação numa sala cheia de meninos e adoooooro!
a dificuldade é igual a sua sou muiiiito humana,mas a vida é cheia de dificuldades mesmo, e se nao fosse assim nao teria graça!

Anônimo disse...

Eu casava fácil rsrsrs

Hitsuki *~ on 1 de maio de 2010 17:35 disse...

Quase te chamei pelo verdadeiro nome hehehe quando vi a foto! Mas veja, vc é linda :*
hahaha eu to na mesma que vc... só que em computação, penando feito uma desgraçada mas estamos aí firmes e fortes!

:*

Anônimo disse...

Bem, acho uma bobeira da parte dela porque, eu faço Eng. e não tem nada disso! Dependêcias nessa área é fato. Ela só não consegue por falta de vontade, porque se quisesse seria uma ótima profissional independente do seu sexo.

Jady on 2 de maio de 2010 18:00 disse...

Se ela deixou o curso por esse motivo, pode crer: ela é bem menos inteligente do que você pensa ;-)

Daniela on 2 de maio de 2010 23:16 disse...

Sou engenheira mecânica (área bem machista) formada pelo IME (menos mulheres e pessoal mais nerd ainda) e digo com convicção: essa sua colega tá viajando. Concordo com você, quer desistir desiste, mas esse papo de perdedor foi péssimo. E ainda por cima largar pra fazer Adm. Nada contra mas o mercado tá uma bosta, sem contar que o quê você mais vê é engenheiro em cargo de gestão, é só fazer um bom MBA que você vai muito mais longe que qualquer administrador.
Mas, fazer o quê, Engenharia não é para os fracos!

 

Corporativismo Feminino Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez Edited by Blog Feminino