quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Da terra vim, para a terra retornarei

Calma, gente. Não é papo de morto, não.

Aproveitando dois assuntos em voga: o papo de menstruar, O.B., coisa e tal... (Aliás, vocês já estão participando da promoção?) e a história da sustentabilidade, tão na moda.

Olha, estou longe de ser uma "ecochata". É meio raro lá em casa separarmos o lixo. Quando dá, eu até separo tudo, mas já disse que é raro, confesso. Minha mãe agora começou a usar detergente biodegradável, mas os bons custam caro...

Ano passado eu trabalhava com uma campanha de uma rede de supermercados, que queria divulgar a causa do desperdício de sacos plásticos. Achei bacana. Nunca fui ativa nesses lances, mas sempre que dá, enfio minhas compras na bolsa, ou coloco o máximo dentro de um saquinho só. Minha mãe, novamente, até usa às vezes sacolinha de pano.

Durante essa campanha, conheci uma mulher que era MEGA ativa. Pra vocês terem uma noção, ela recortava o finalzinho do rolo de papel higiênico, aquela parte de papelão, e colocava pra reciclar. E eram mil exemplos... Ela até convenceu a escola dos filhos dela a fazerem campanhas de coleta seletiva e tal.

Quando eu achava que já tinha ouvido falar do máximo possível, vem a minha prima com uma novidade espantosa:

- Parei de usar absorventes.

- Como assim? Agora só vai usar O.b? - eu perguntei, incrédula.

- Não, prima. Só tenho me sentido mal com a quantidade de lixo que o absorvente produz. Agora só uso dos laváveis, de pano.

E ela me mostrou. Coisa MAIS fofa o absorvente, mas olha o trampo: assim que tirar, precisa botar de molho. E esfregar. OU, se não estiver em casa, guardar protegido para lavar depois.

Bom... No mundo das nossas avós, só existia essa opção, né. Mas, mesmo assim.

Olha, não morro de nojo da minha descamação uterina, mas é bem foda ter que lavar o absorvente.

De acordo com o site dos tais absorventes da minha prima:

É difícil de lavar?
Não, é muito simples! Nosso sangue contém muitos nutrientes e pode ser usado para fertilizar a terra, regar as plantas e hortas. Assim cumprimos nosso ciclo sagrado devolvendo o sangue para a terra e nutrindo-a!

Olha. Acho esse lance wicca de mãe-terra, natureza e tal muito lindo e poético, mas... Foi-se o tempo em que o sangue humano tinha nutrientes. Com a alimentação que levamos, comidas industrializadas, carne vermelha, agrotóxicos, conservantes... Não caio muito nessa de "regar plantas e hortas". Aliás... Vou passar longe de saladas regadas com menstruação, viu.

Enfim. Achei LINDA a iniciativa da minha prima. Tá de parabéns, Lu. Sério. Como eu já disse, a embalagem é a coisa mais linda do mundo, e o absorvente também é super fofo. Parece coisa de boneca. Mas... DEFINITIVAMENTE essa vibe não é pra mim. Curto muito o mundo hippie, alternativo e sustentável. Sou maria-dread. Mas sou mesmo é urbana e carnívora. Me viro muito bem com os modess e O.B.s.

Mããããs....

Eu tenho fé em vocês, leitoras. Eu tenho fé no futuro, mesmo que por ora eu não faça nada. Se você se interessou e se preocupa com o meio ambiente de verdade, dá uma olhada no site: Lunas Bioabsorventes. E não, isso não é um post pago nem nada do gênero. Talvez o tal Lunas nem curta a linkada, mas, who cares?

Cálculo rápido: Se eu comecei a menstruar aos 11 anos e uso uns 18 absorventes por ciclo, já descartei até hoje uns 3 mil absorventes! E durante todo o ciclo reprodutor (da menstruação até a menopausa, que no meu caso deve ocorrer lá pelos 45), vou ter usado uns 10 mil absorventes! É pra pensar, não é?

Vale a pena e você está colaborando absurdamente com o mundo.

--

Mas e vocês, leitoras, e leitores, é claro? O que acham disso? Meninas, vocês usariam/já usaram um absorvente de pano?
E o que fazem pelas causas da sustentabilidade e da redução do impacto ambiental?

P.S./desabafo rápido: SACOCHEIO desse papo de sustentabilidade, pra falar a verdade. Acabei de fazer um relatório de sustentabilidade de uma multinacional, um folder pra uma empresa que ia pro encontro do clima em Copenhague... Mega saco cheio, sério.

Falem comigo: @anamyself / anamyself@corporativismofeminino.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Anamyself às 00:01

22 comentários:

Aninha disse...

Nossa, entrei no site pra ver, eles são lindo mesmo, adorei...eu gosto dessas coisas "ecochatas" rs e é legal de ver q na necessidade as pessoas tem idéias novas para evitar o desperdicio de recursos.

Eu nao sei se eu usaria, pq o O.B é mto mais pratico, mas adorei a postagem.
beijos

Anônimo disse...

gente, aproveitando o post que fala de absorventes ecológicos, decidi deixar aqui um link que fala sobre coletores menstruais...é bem interessante e muitas mulheres ainda não têm conhecimento desses coletores. quem quiser ler tá aqui: http://www.vegvida.com.br/modules/news/article.php?storyid=19
beijos.
Ah sim, também quero parabenizar o blog. Faz pouco tempo que comecei a ler e já tô adorando. ;)

Tata on 9 de dezembro de 2009 08:36 disse...

Oie... Esse negocio de lavar absorvente, me desculpem, mas não é pra mim tbm não...
Já os coletores, estava até pesquisando esse dias atras, e pensando mesmo em comprar... Pq vamos combinar que é muito lixo que produzimos... rs...
Dá uma olhada, tem o divacup e uns outros que eu nao lembro o nome...
Beijos...

Andréia Freire on 9 de dezembro de 2009 08:39 disse...

Hahaha, eu ia agora mesmo falar dos coletores menstruais. É bem interessante. Acho que é uma opção melhor que o absorvente de pano. É mais simples de lavar. =)

Grazi on 9 de dezembro de 2009 09:24 disse...

Só uma palavra a dizer sobre lavar absorvente: ECA!

Bel on 9 de dezembro de 2009 09:29 disse...

Concordo com você. Acho a causa super bonita e tal, mas assim, NÃO rola voltar aos paninhos MESMO. A mãe natureza que me desculpe.

Eu procuro fazer o que está ao meu alcance, como reaproveitar as sacolinhas plásticas, isso é o mínimo, mas também nunca deixei de usá-las.

Quanto aos coletores menstruais que a anônima mencionou, já falei desles em um post:

http://www.corporativismofeminino.com/2009/03/absorventes-ninguem-gosta-mas-ninguem.html

Acho super válido, mas eu tenho certeza que não conseguiria usar um treco desse, já é super difícil eu usar o OB, imagina isso.

Vanessa on 9 de dezembro de 2009 09:42 disse...

E lavar o absorvente biodegradável não conta? Polui a água que deverá ser tratada, serão usados produtos químicos.
Quem falou que esse absorvente é melhor? Onde foi feita a análise de ciclo de vida dos 2 produtos para ver se esse absorvente é realmente biodegradável?????

Danicrystal on 9 de dezembro de 2009 10:09 disse...

Não duraria 1h comigo...
Deus salve os anticoncepcionais ininterruptos!

Anamyself on 9 de dezembro de 2009 10:12 disse...

Vanessa:
É biodegradável pelo simples fato que não será descartado logo após o uso. Mas é lógico que nada é tão "verde" como parece.

--

Gente, desculpem pelo tamanho do post, fiquei meio assustada agora que vi.

--

E não conhecia essa história dos coletores. Vou pesquisar...

Giovanna Bauer on 9 de dezembro de 2009 11:15 disse...

Rá, eu sou uma ecochata. Aliás, ecochata não, biodesagradável. Mas nem por isso deixo de usar absorventes convencionais/ interno. Tenho nojo sim, tanto que prefiro ob justamente para não ter contato com o sague. Uuurgh.
Acho bacana a iniciativa da sua prima, mas considero absorventes um mal necessário. Ajudo o planeta de outras formas, hehe.

Croft disse...

Ana, eu gostei do tamanho do post, adoro quando voces escrevem bastante ;)

Usar absorvente de pano realmente acho que não conseguiria, sou muito relaxada pra isso, mas tenho pensado muito a respeito dos coletores, acho prático e acaba com essa putaria de não sei quantos mil absorventes por vida - sou ecochata e acho muito ruim a falta de respeito que atualmente temos com o meio ambiente.

Bjs, meninas!

Crazy on 9 de dezembro de 2009 14:37 disse...

O látex demora quase 20 anos para se degradar na natureza. Meninas ecochatas, pq não voltam a usar tripa de carneiro, igual faziam antigamente?
Desculpem, mas esse negócio de ecochatices às vezes me parece hipocrisia. Será que todas as mulheres que usam esses paninhos nojentinhos saem de casa sem nunca fazer escova no cabelo ou usar chapinha? Pq me parece que o gasto de energia elétrica sem necessidade prejudica o ambiente até mais que usar absorventes. Sou a favor de fazer as coisas q não custam nada para ninguém, como levar sacola de pano para o supermercado, evitar desperdícios, reciclar...mas sem passar do limites! Eu vomitaria de saber q alguém tem um paninho usado enrolado num plástico dentro da bolsa para levar prá lavar em casa!ECA!

Croft disse...

Nossa, pega uma pessoa amarga... huahuahauahauahuaha

Não entendo porque a atitude ecológica DOS OUTROS pode incomodar tanto alguém.

on 9 de dezembro de 2009 17:16 disse...

Eu já usei e a minha mãe sempre usou de pano quando ela mestruava. Normal gente. Vc vai lá, lava, ele seca edepois está pronto para o uso novamente. Largem de frescura haha

Stella (aquela....) disse...

Eu comprei um Diva Cup mas não consigo usar; deve ser a "etiqueta void" que atrapalha... mesmo dobradinho do jeito que ensina no site ele ainda é maior que um O.B. e apesar de saber que um monte de gente usa e a-do-ra eu não consigo fazer aquele negócio caber!

b disse...

Li o post nos feeds e já vim aqui comentar dos coletores mas pelo jeito chegaram primeiro haha. Definitivamente melhor produto que já usei na minha vida(acho rs), além de ser "politicamente correto" não suja a calcinha(no começo até vazava mas agora tá tudo ótimo), não incomoda, dê uma pesquisada mesmo.

Gisele on 10 de dezembro de 2009 16:59 disse...

Eu também sou uma "ecochata" assumida! É melhor ser assim do que uma porcalhona sem educação.
Nojo da própria menstruação? Fala sério! Nojo a gente tem que ter de tomar esta água da Sabesp cheia de esgoto e lixo misturados... Sabiam que até cadáveres humanos tem no fundo das represas?
A questão da ecologia é fundamental! Eu faço tudo o que está ao meu alcance para ajudar. A gente não precisa voltar a viver como os índios! É só diminuir a produção de lixo, o tempo no banho, reciclar o que puder.... São cisas simples e que todos podem fazer!

Anônimo disse...

Paninho, mas nem morta! Nada contra as ecológicas, mas o sangue menstrual, em contato com o ar, produz odores... e o risco de um "paninho" vazar me parece bem maior. Ah, SALVE o OB! Eu não sei o que é usar nem absorvente de abas há uns 2 anos, desde que comecei a usar OB direto!! Olha, eu procuro ajudar a natureza em outras coisas, mas, de certos confortos, não dá pra abrir mão!!

Anônimo disse...

Pense na água que foi desperdiçada para lavar o absorvente de pano, muita, acho que acaba ficando meio elas por elas, já que o próximo problema que enfrentaremos no mundo será a falta de água. De qq forma, a sua prima foi corajosa :)

Camila Alves on 13 de dezembro de 2009 19:15 disse...

Não usaria, na boa. Acho super bacana a atitude de quem usa. Mas prefiro fazer outras coisas, como economizar energia, água etc, do que usar paninho.

Miss Cup on 5 de janeiro de 2011 18:31 disse...

Olá.
Lançamos o único coletor menstrual brasileiro!
Uma solução prática, econômica, ecológica e higiênica que substitui os absorventes femininos.
Produzido 100% em silicone medicinal, se adapta perfeitamente ao corpo.
Não contém látex, corantes e nem agentes branqueadores.
Oferece até 12 horas de proteção e conforto.
Saiba mais no site www.misscup.com.br e na loja loja.misscup.com.br

Atenciosamente

Mariana Betioli
contato@misscup.com.br
www.misscup.com.br

Lays disse...

Bom... a questão do aBIOsorvente não é só ecológica.
Vocês sabiam que as empresas que fabricam absorventes usam amianto na fabricação dos mesmos?
Deixa eu explicar: os absorventes que compramos em supermercados são lotaaados de amianto, que é um metal extremamente cancerígeno e que aumenta o fluxo menstrual e as contrações do úteto, aumentando consequentemente a frequência e intensidade das cólicas. Por isso, hoje em dia, é mais comum as mulheres se queixarem de cólica. Minha irmã e eu sempre tivemos sérios problemas com cólicas. Não temos distúrbios hormonais, nem ovário policístico, nem outro problema que podesse gerar essas cólicas tão fortes, ao ponto de irmos pro hospital. Já minha mãe e minha avó, que sempre usaram o famoso paninho, nunca tiveram uma dor na unha. Minha mãe disse que não sabe como é uma cólica menstrual, pra vocês terem noção.
Eu ainda não estou usando aBIOsorvente, mas já estou providenciando uns pra fazer o teste e ver se me adapto. Se o resultado for positivo, adeus aos absorventes de supermercado. Será um bem ao meio ambiente e à minha saúde também.

Quanto a dizerem que os aBIOsorventes são sujos, nojentos e blá blá blá... ele só é sujo e nojento se a dona dele for descuidada e porquinha. Que eu saiba todo mundo aqui usa a calcinha, lava e depois usa de novo. Calcinha é reaproveitável. Qual o problema de reaproveitar o aBIOsorvente? É só saber lavar direitinho... quem acha que deixar de molho e esfregar bem com sabão neutro não resolve... pode dar uma escaldada nele tbm. Coloca pra ferver em água limpa. Duvido restar uma sujeirinha...

Mas quem prefere continuar gerando montanhas de lixo, sentindo cólicas terríveis e tomando sempre muito remédio (que a gente sabe que passa a cólica, mas prejudica outras coisas), do que gastar um pouquinho mais de tempo lavando um aBIOsorvente... paciência, né. =D

 

Corporativismo Feminino Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez Edited by Blog Feminino