quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A ditadura da beleza

Quem aí está familiarizado com o "Extreme Makeover", que passa na Sony? A idéia é pegar gente feia e torná-la bonita. Plásticas, corte de cabelo, implantes, banho de lojas... É a tal história: difícil ser feio com grana.
E uma das coisas que sempre me impressionou nesse programa é que as pessoas feias geralmente são casadas com cônjuges até que bonitos, com filhos, família que a ama e casa-comida-roupa lavada. Então talvez exista gosto pra tudo mesmo.

Enfim. Aproveito a deixa da Patsy no post anterior para falar que lançaram no Brasil um site de encontros, originalmente dinamarquês, que só admite o cadastro de pessoas bonitas. É isso mesmo! Você deve enviar uma foto para "provar" que é atrante: uma banca avalia a foto e diz se você está apto a integrar o site dos bonitos em busca de relações.

O site é o Beautiful People, que eu me nego a linkar. Quem se interessar que procure no Google.

Pergunta para os universitários: o que raios define a beleza para esses avaliadores?
Pergunta de um milhão de reais: é justo?

Não, me perdoem mas não é. Já temos uma cultura suficientemente preconceituosa com quem não está no padrão global de beleza. E eu sei bem, pq definitivamente NÃO sou um padrão "Rede Globo" de beleza.

Minha auto-estima é nula, então minha própria opinião sobre minha aparência não vale muito. Mas sofri a infância/adolescência toda por usar óculos, ser meio gorda, com pele marcada de espinhas e cabelo cacheado. E, pior de tudo: eu definitivamente não era feia naquela época. Mas me sentia a pior das criaturas, porque quem era - e sou - eu perto de uma Ana Paula Arósio, de uma Luana Piovanni, uma Catherine Zeta-Jones? Pq, né, vamos combinar que o padrão de beleza diz: mulher alta, nem mto magra nem gorda, de pele de pêssego e branca, boca carnudinha, olhos bem expressivos, cabelo liso ou levemente ondulado e comprido.

E aí vem uma Carolina Dieckmann, que nunca na vida deve ter ouvido um "feia" ou "gorda" ou nada do gênero, cheia da grana, dizer que a pele de pêssego dela é por causa do leite de rosas, que custa R$ 2.

Ah, claro, eu acredito. Também acredito que Reese Witherspoon usa Avon para realçar a beleza.

É claro. Também vou achar super natural quando Ana Paula Arósio disser que usa minâncora nas espinhas (nunca nem deve ter ouvido falar).

E aí vem uma rede social dessas dizer que, não, eu não sou bonita e não mereço figurar entre os bonitos que vão namorar e ser felizes. Porque eu sou feia e mereço o fracasso.

---Pausa, pensando em que palavrão usar---

Ah, vai se foder, Beautiful People.

Porque, olha, se minha pele hoje é melhor do que era há 5 anos é porque eu gastei MUITA grana num remédio caríssimo (Roacutan, te dedico). Se meu cabelo tem bem menos volume, é porque gasto bem mais num xampu de melhor qualidade. Se não uso mais óculos é porque investi uma grana - poupada por muuuuito tempo - em uma cirurgia de redução de miopia.

Porque se você nasce pobre e bonito, menos um problema na vida. Se nasce pobre e feio, tá na merda.
Mas não necessariamente infeliz.

----

Follow me. E-mail me.

----

No aguardo de comentários anônimos me xingando.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Anamyself às 00:01

23 comentários:

Luís Henrique on 28 de outubro de 2009 06:13 disse...

Gostaria primeiro de parabenizar o blog pelos posts muito interessantes (ok, alguns nem tanto pro sexo masculino hehe). Tenho acompanhado por feed algum tempo e esta é a primeira vez que comento.

Já tinha ouvido falar desse site em algum lugar (na TV se não me engano), e é um absurdo o que eles fazem. A internet na minha opiniao, é um lugar de democracia (ok, nem tanto). Outras redes sociais como Twitter, MySpace, Farmbook te dão o livre arbitrio de entrar ou sair quando bem entender, e isso que dá o tchan pra internet.

Mas parece que não tem jeito. Elitismo sempre teve, então fico com a minha feiura, meu twitter e meu farmville.

[]s,
Henrique

Deja disse...

Por quê alguém iria te xingar? Eu ficaria tentado se você falasse bem de um site desse...

Já estive em uma discussão em outro local sobre esse site, há 1 ano atrás, antes dele chegar ao Brasil, lamentável...

Tanto quanto aquela rede social de pessoas VIP's que provavelmente cagam rosas... Ao contrário dos mortais comuns.

Na época eram os criadores desse site que aceitavam os membros, de acordo com os padrões DELES, algo tão relativo não? Há tanta mulher que eu achei linda e colegas meus já falaram "Você tá louco", amigas mesmo já contestaram meu gosto (Aliás, seja de onde partir, o comentário "Você é bonito(a) demais pra ela(e), é muito lamentável hein minha gente), e eu não sou o único assim...

Beleza é fundamental, mas cada qual enxerga ela de uma forma, nem sempre tem a ver com a simetria da face, do corpo, ou com a pele, cabelo.

Claudinha Garcia on 28 de outubro de 2009 09:52 disse...

"Mas sofri a infância/adolescência toda por usar óculos, ser meio gorda, com pele marcada de espinhas e cabelo cacheado. E, pior de tudo: eu definitivamente não era feia naquela época. Mas me sentia a pior das criatura..."
Sem mais!

Ps: PQP! Love you Ana! Vejo vc falar coisas que eu penso isso é mega mara nuss!
Bêjo e muito mais sucesso sempre!

pontorouge on 28 de outubro de 2009 10:17 disse...

kkkk
Pior que é verdade!!!

Me sinto uma idiota vendo a Carolina Dickman (antes era a Giovanna Antonelli) no comercial do Leite de Rosas, a Sandi ou a Maria Fernanda Cândido falando do óleo "Paixão", mas o que me deixa irada há anos é a Xuxa usando Hidratante Monange...

Com grana, só é feio quem quer...
"Se nasce pobre e feio, tá na merda."

beijo rouge

Dani

nega.m disse...

E aí vem uma rede social dessas dizer que, não, eu não sou bonita e não mereço figurar entre os bonitos que vão namorar e ser felizes. Porque eu sou feia e mereço o fracasso.? [2]

Indignação total da minha parte, o pior é que este site deve ter um puta ibope... os "vips", de que mesmo?

.Intense. on 28 de outubro de 2009 12:39 disse...

Deixa eu te xingar então sem ser anonimamente - hauahuhauhauha...

Tou zoando. Tem uns dias já, eu tinha ficado sabendo desse site e até tinha ido olhar (até então só em dinamarquês) 'de qual que é'. Acho que foi qdo li uma reportagem sobre a quantidade de redes sociais que já existem - lembro de um entrevistado dizer que lá era um público mais seleto...seleto o caralho, aposto. Ser bonito é garantia de ser legal, ter noção, bom senso, discernimento, etc e talz? Duvido. Sei que na época nem caiu a ficha de que era um site de encontros...dãh - eu, sempre a mais lerda, prazer. Só caiu a ficha tipo assim 'os outros é que vão dizer se eu sou bonita ou não sou? como é que é? o_O' e larguei de mão.

Agora q tou sabendo que é só isso - site de encontros e talz - brochei de vez, tipico nosso, né. Não que eu seja a nerd da vez, mas, então, né, e a parte cultural da coisa? bonita eu me acho, e tá ótimo.

Eu me amo, eu me amo, eu me amo (e gasto um dinheirão por mês e, provável, uma pequena fortuna por ano pra me sentir bem com todas as partezinhas do meu amado corpo...)...

Grazi on 28 de outubro de 2009 12:50 disse...

Hoje em dia minha auto-estima vai muito bem, obrigada.

E Zé ruela nenhum vai me dizer que sou feia! E pior ainda, me barrar de alguma rede social! Oras!

Se vc me acha feia, ok, alguém nesse mundo vai me achar bonita, eu acho ;) *beijando o espelho*

paula on 28 de outubro de 2009 13:18 disse...

uau. adorei seu post e compartilho da opinião "Vá se foder Beautiful People" na verdade, acho até que deveríamos criar um site ou um twitter para isso... A pergunta vale mais de 1 milhão de dólares, é incalculável. A beleza para mim não é a mesma que para você ou para o meu vizinho. Sei lá se sou ou não um primor de beleza - talvez para um seja melhor que a Luana Piovani e para outros pior que Ugly Betty - mas para mim, sou o que sou, me cuidando para melhorar ou ao menos disfarçar... acho que não devemos ser vítimas dos produtos de beleza, mas também não precisamos abrir mão deles né? parabéns pelo post!

Lílian de Oliveira on 28 de outubro de 2009 14:57 disse...

Convenhamos, pessoas são crueis quando querem, e mais não tem um parametros de beleza igual durante toda a vida.
Quando eu era mais nova, fui taxada de gorda e feia. Mas quando olha as fotos, eu não era gorda, e nem feia, mas igual a você eu me achava.
Depois de alguns anos, eu parei, pensei, e cheguei a conclusão que só era taxada assim por ter bunda, e perna grossa. Relaxei e liguei o foda-se para ser feliz.
Quando isso aconteceu, as mesmas pessoas que me chamavam de gorda, começaram a me chamar de gostosa.

Eu quero mais é que quem ainda acha que beleza se põe a mesa, e que existe um padrão, que se foda.
Parece mais coisa de quem sempre foi feio, conseguiu dinheiro, ficou bonito e agora quer que os outros passem pela mesma coisa que eles. Ridículo.

Você tá certa :*

Anamyself on 28 de outubro de 2009 15:20 disse...

Ai, estou adorando esses comentarios.

=)

Anna Oh! on 28 de outubro de 2009 15:26 disse...

Nossa, essa do site de relacionamentos pros bonitos é o fim, viu. Pode ser preconceito meu, mas vai chover gente fútil!
Han.

Besos, gurias!

By CeLLa Cris on 28 de outubro de 2009 16:44 disse...

E cada uma que...PQP!!! Pior de tudo é saber que vai ter um bando de gente querendo passar por essa análise...lamentável!

Beijosss

Tata on 28 de outubro de 2009 16:56 disse...

Oi meninas, eu leio o corporativismo há alguns meses, e a pesar de nunca ter comentado eu adoro!
Fui convidada pra ser colaboradora de um blog de maquiagem, onde já estão linkadas...
Como eu adoro o jeito que terminam os textos, fiz a mesma brincadeira em um dos posts, e as linkei. Espero que não tenha problemas.
Se tiver é só me avisarem que no mesmo momento retiro.
Obrigada...
Ah e adorei o post...

talita. disse...

Adorei o post [+206544]
Tambem nao tenho uma auto-estima tão alta em relaçao a beleza,tem dias que me sinto horrivel,e da medo de olhar no espelho,mas mamae sempre me achou/acha/achará bonita hehe,sei que não é bastante né.
Mas,ah,agnt sempre desencana dessas coisas relacionadas a beleza,porque uma coisa é certa,com dinheiro nao tem feiura,ou pelo menos ela é apaziguada ne. Anyway,eu nao me interessei realmente com esse site,só deve ter gente metida,se achando a bala KKKK.Prefiro continuar com orkut,twitter e afins

beijo :*

Anônimo disse...

O que a maioria esquece é que beleza muda confome época, cultura, vivências. Pin-ups seriam consideradas gordas para uma passarela atual, modelos magérrimas seriam consideradas feias em algumas partes da Nova Zelândia onde gordurinha é "sexy", saudável. E assim vamos indo nesse baile muito louco que o que vale mesmo é o que se é,o caráter. Qdo alguém morre, nos lembramos de como essa pessoa viveu a vida, no carinho e atenção dedicado àqueles que a cercavam. Isso que vale e que chamamos de herança luminosa...

Bel on 28 de outubro de 2009 23:59 disse...

Adorei o adendo do leite de rosas e tal, hahahaha.

Maior FAIL é o comercial de shampoo monange com a xuxa né, o cabelo dela não cresce, huahauahuahaua.

Concordo com todo o post, sem tirar nem por, mas nesse mundo, existe mercado pra T-U-D-OOOOOOOOO mesmo.

Jez on 29 de outubro de 2009 00:42 disse...

Só não entendo porque alguem se submete a essa TAL avaliação.
E minha mãe já diz 'não existe gente feia, existem belezas diferentes' (e eu acredito nisso cegamente porque se não acreditasse estaria num convento).

Carla Patrícia on 29 de outubro de 2009 10:47 disse...

Se não me engano, quem decide se a pessoa é bonita ou não, são os próprios cadastrados no site. Segundo reportagem da Globo, eles têm até 2 dias para opinar se a pessoa deve ou não fazer parte do site.

Mais uma coisa para mostrar que estamos "sujeitos" a um padrão de beleza... [Mas fiquei curiosa para ver os rapazes que fazem parte do site rsrs]

Louise Souza disse...

Achei o maximoooo
o post, super parabens.
rsrsrs

Bruxa on 31 de outubro de 2009 13:33 disse...

É, ouvi falar desse site na TV, achei um absurdo. Beleza é relativa e também não é tudo. Eu por exemplo prefiro um feinho por fora e bonito por dentro, que um bonitão oco. (bom, se for bonito por fora e por dentro melhor ainda =P)
Se a beleza é sua maior virtude, você provavelmente não é muito interessante mesmo =/

Parabens, ótimo post! =*

reisr.vanessa on 15 de novembro de 2009 20:46 disse...

SENSACIONAL o post.

L' disse...

Eu me diverti muito lendo o post, mega sincero...
:D
adoravelmente adoravel!

Isadhora on 21 de fevereiro de 2010 10:04 disse...

Respondendo a sua pergunta: nao.. nao é justo..
justo é quando é bom pra todos...

Massssss...
vc por acaso ja teve a curiosidade de entrar num site de relacionamentos??
Pois eu já...
e te digo...
COMO TEM HOMEM FEIO...

"ahhh.. mas quem vc pensa que é? ta se achando!!"

ahhh gente... sou normalzinha... ate bonitinha... kkkk
mas mesmo que eu fosse horrorosa!!!
eu ia querer um cara feio pra ficar comigo???
nao ia nao...
ia querer um Brad Pitt..

(Ok que se eu fosse horrorosa, as minhas chances com o Brad Pitt seriam nulas!
Mas poderia continuar querendo ele...) kkkkkkkk

Tudo bem que beleza é relativo.. I agree..
Mas como tem gente feia no mundo, gente!

Qual o problema de alguem criar um site só com gente bonita???
Se eu fosse solteira, certamente me cadastraria... (se eu seria aprovada, nao sei.. kkkkkkkkkk)

Mas a curiosidade é grande... rs

 

Corporativismo Feminino Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez Edited by Blog Feminino