quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Debaixo dos caracóis...

Nós, mulheres de cabelo cacheado, representamos 66% da mulherada brasileira. E sabemos que nossa vida não é fácil.

Tem lá seus defeitos:

  • não podem ser penteados a seco, a não ser que você queira palha ao invés de cabelo;
  • não podem ser secados com secador: ou faz escova, ou seca ao natural
  • Embaraçam com uma facilidade absurda
  • Sem creme para pentear não somos gente

Mas tem também coisas boas:

  • É diferente e rola fazer mil coisas
  • É divertido. Váááááários homens - e até mulheres - acham divertido brincar de tói-óin-óin-óin (mola estica-e-puxa) com nossos cabelos.
  • Tem muita mulher de cabelo liso que queria mesmo era cachos ( muitas de cabelo enrolado queriam mesmo era cabelo liso, mas ninguém se contenta com nada, então...)
  • Essa não é regra geral para "cacheadas", mas pelo menos com muitas é: de manhã acordamos e tá pronto. Se não estiver em condições, uma trança salva.

Mas nem sempre foi assim. Já sofremos muuuuito.

Quando eu nasci, lá na década de 80, o Brasil era um lugar difícil para uma garota de cabelos cacheados viver. Condicionador era mais conhecido como creme rinse, e só existia uma marca: Neutrox. Até devia ter uma meia dúzia de marcas estrangeiras, mas numa época de inflação absurda, em que o dólar era umas 10 vezes o valor do - cof, tô idosa - cruzado, a classe média usava mesmo era um neutrox. Aquele creme AMARELO fez parte de muitas vidas.

No auge dos 3 anos, não esqueço da dor que eu sentia quando minha mãe desembaraçava meus cachos. E, pior: ela deixava eu usar neutrox UMA VEZ POR MÊS, porque dizia que fazia mal pro cabelo. Ainda mais o cabelo de uma criança pequena. Fácil falar para uma mãe de cabelos lisos escorridos, que nem piranha pára.

ScreenShot001
Com 3 anos, cachos, franja e dor para desembaraçar

Quando eu era criança, não me importava muito com cabelo. Vai ver era por isso que era bom: a gente começa a noiar com alguma coisa, ela começa a dar errado.

Foi assim na minha pré-adolescência. Povo com cabelo cacheado frequentemente era zoada na escola, e eu cedi. Corri para fazer um relaxamento de ondas, aos 11 anos. Com perdão da palavra, mas nenhuma expressão além dessa define: FODERAM com o meu cabelo. Virou a palha mais palhuda da palhosfera. FUÁ. Resultado: passei 3 anos com o cabelo preso 100% do tempo, em rabo de cavalo ou trança. Nem coloco foto, pq em todas estou com o cabelo mega preso e não vai dar para sentir a dimensão do estrago.

Mas aí, aos 13, minha vida mudou. Longe de mim fazer marketing, ainda mais quando não me pagam nada para isso, mas o fato é que Seda para cabelos cacheados foi lançado no mercado, e minha vida MUDOU.

É sério. Acho que comecei a amar a cor verde nessa época, por causa da embalagem verde do Seda. Descobri que milagres eram possíveis. Mas abusava do bagulho: meu cabelo vivia GRUDADO de tanto creme que eu passava. Tinha horror a volume, e o meu cabelo CURTE fazer um volume, é uma desgraça.

O que resolve comigo? Olha, já experimentei um milhão de marcas de shampoo. Com sal, sem sal, de chocolate, de orquídea, de ervas, de trufas brancas, tudo. Mas sabem quando o meu cabelo fica perfeito? Depois de quando eu entro no mar, quando ele seca com sal. Vê se pode. Deveria deixar o cabelo duro e feio, mas o meu fica ainda mais macio, brilhante e com pouco volume! Exemplo, ano novo 2008 para 2009:

ScreenShot002

Balance seus cachos cheios de sal!

Hoje em dia, no auge dos meus 20 anos, aprendi a gostar muito dos meus cachos. Há alguns anos, um cara repicou meu cabelo inteiro, com navalha e tudo - sem minha permissão, diga-se de passagem - mas ficou uma beleza. Nem creme para pentear eu precisava passar... Mas era curto, e gosto mesmo é do meu cabelo grande. Cachos descendo pelas costas ficam lindos!

Não me importo mais tanto com volume, o que incomoda é ficar embaraçado. Mas não troco meus cachos por cabelo liso nenhum! Às vezes (quase nunca) uma escovinha, só para matar a vontade, mas só isso! Nada de alisamento na minha vida, não!

E vocês, como lidam com seus cabelos? E quem tem cachos, se desespera? Que produtos usam? Quanto tempo perdem arrumando-os? Tem um papo velho sobre isso na comunidade do CF, contem suas experiencias.

Follow me. E-mail me.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Anamyself às 00:01

37 comentários:

LUUH on 14 de outubro de 2009 08:43 disse...

neutrox é O CONDICIONADOR! sahauiahsiusah, não é verdade!?

eu sei que já sofri muito com meus cachos, mas de uns 2 anos pra cá eu aprendi a gostar deles e arruma-los! :D o volume e o friz são inevitáveis, mas é lindo! rs
outra coisa que sei é que o Seda ACABOU com meu cabelo! ¬¬' hehe

blog 10!
beijoooos! ;*

Fer on 14 de outubro de 2009 09:10 disse...

Olá primeira vez passando por aqui...
ahh vc falou da dor de pentear os cabelos cacheado qdo criança, passei muito por isso, e eu tbm usava neutrox rsrsrsrsrs
mas eu a alguns anos abandonei meus cachos, acordo muuuito cedo p ir trabalhar e na maioria das vezes perdia um tempão tentando domar a fera...desisti por enquanto srsrsrsr...mas sinto a maior falta dos meus cachos

bjus

Bel on 14 de outubro de 2009 09:37 disse...

Realmente, a coisa de acordar com o cabelo pronto não é regra pra mim, meu cabelo acorda UÓ.
Sem falar o estado em que ele fica quando são feitas outras coisas que não vou mencionar aqui (rs).
Não é que eu não gosto do meu cabelo, mas ele não é nada prático, dá MUITO trabalho..
Mas também não gosto de mim com cabelo escovado. Eu só queria que ele fosse menos volumoso, mais hidratado, coisa e tal...

Cris Soleitão on 14 de outubro de 2009 10:22 disse...

nooooosssa!!!
Quando eu era criança usava LITROS de Neutrox, hahhahaha...

Bom, meu cabelo não era cacheado, era ondulado até meus 11 anos: quando meus hormônios resolveram PIRAR. Tem uma foto da feira de ciências que mostra bem a juba de leão que virou! O-DI-A-VA meu cabelo. Piorou quando eu resolvi cuidar deles por conta própria [até então era minha mãe que cuidava].

A partir dos 12 desisti de me entender com ele e passei a usá-lo só preso. E meu cabelo nunca acordou 'já pronto'. Pelo contrário, era um pesadelo! Pra mim cabelo que 'acorda pronto' é cabelo liso... passo a mãe aqui e ali e é só me trocar e sair. Mas enfim...

Minha salvação foi quando, aos 14, eu resolvi radicalizar. Fui na cabeleireira que cuidou de mim quase desde sempre e pedi pra ela repicar. Foi um choque geral, porque eu sempre fiz questão de usar o cabelo grande [se possível até a cintura] e reto.
Mas fico fantástico! Foi A revolução da minha vida, sério!!!

Depois disso tentei mudar algumas vezes, mas sempre volto pro repicado! Usei 500 marcas de produtos... nenhuma me satisfazia. A única que chegou mais perto foi a Elseve.
A primeira vez, eu tinha uns 17, que minha prima alisou meu cabelo com prancha eu quase fui ao céu: descobri que milagre existia, hahahah... Meu pai que detestou!

Só ganhei minha própria chapinha aos 20. Mas, apesar de todo o cuidado que tinha, com o tempo ele ficou com aspecto ressecado de 'palha'.

Minha salvação definitiva [e atual] foi: corte repicado e não muito comprido + aprender a fazer escova [que danifica menos que a chapinha] + linha H20 [as meninas do CF já postaram sobre esse produto].

Agora ele tá do jeito que eu sempre sonhei... nem eu acredito, hehhe...
Não abro mão das ondas totalmente. Cabelo escorrido em mim fica MUITO esquisito, então quando faço a escova sempre arredondo as pontas ;D

Vanessa disse...

Ahhhh, adorei....

Amo meus cachos tbm e fico com agonia do meu cabelo quando está escovado.
Seda chocolate é o que há. Meu cabelo adora produtos de chocolate, fica uma beleza.
Enfim, sofri quando criança, passei por minha epoca 'cabelopresotododia' e agora meus cachos estao finalmente livres e lindos!

:D

Drks on 14 de outubro de 2009 10:26 disse...

Ai flor seu cabelo é muito lindo, quem dera eu tivesse cabelos tao lindos.
Meu liso é progressivaaaa e nem é la tao liso rs.

=)

pontorouge on 14 de outubro de 2009 10:30 disse...

Ninguém está satisfeito com o que tem, né?
Eu desde criança sonho ter cabelos cacheados.
Mas, indiscutivelmente, eles dão muito trabalho e despesa.

Beijo rouge

Dani

Anamyself on 14 de outubro de 2009 11:06 disse...

Bel,

é mesmo, nem citei essa situação que você citou... Quando faço coisas que o horário impede que eu fale a respeito. Teve uma vez que meu cabelo virou UMA COISA SÓ.Me senti como o mendigo dessa foto: http://1.bp.blogspot.com/_gFH2VP8yxQw/SkJVwWobJVI/AAAAAAAAA6M/U5dAmaKxyvI/s400/l3.JPG

Demorei umas 3h no banho para desembarassar aquela desgraça, no dia. Mas foi por um ótimo motivo ^^

Anamyself on 14 de outubro de 2009 11:09 disse...

Ah, vocês que falaram que fazem escova:

minha mãe tem aquela escova/secador "lisíssima", sabem?

UÓ. A primeira vez que tentei mexer naquilo tive que lavar o cabelo de novo para desfazer a desgraça. Não tenho coordenação motora para fazer uma escova.

Anália on 14 de outubro de 2009 11:13 disse...

Desenterrou o neutrox, AUHUAUHUAUHA.

Eu tinha o rosa (para usar depois da piscina) e o amarelo (usava no dia-a-dia!)

mulherpolvo on 14 de outubro de 2009 11:20 disse...

Quem te fala é uma ex- viciada em Neutrox. Em kolene (versão mais fedorenta no neutrox)e em muitas outras baba de quiabo.
Assim como você, também fico com meus cachos ma-ra-vi-lho-sos depois de um mergulho no mar. Inda bem que moro bem perto da praia.
Agora, aos (quase) 35 anos, meu cabelo é LINDODEMORRER!!! mulheres me param pra perguntar o que eu passo nos cachos!! U-hu!!!!
o que eu passo?
Com os cabelos limpos e pingando, debaixo do box ainda, passo silicone de orquidea, não seco com a toalha e depois espirro um gloss para cabelos.
\Linda e cacheada.
Vida longa para nós e nossos caxinhos!!!

Bel on 14 de outubro de 2009 11:45 disse...

Eu tenho um Lissíma que ganhei e é uma merda pra quem tem cabelo enrolado. Isso só serve pra quem tem o cabelo semi-liso e quer "domar" um pouco

Rai on 14 de outubro de 2009 13:14 disse...

ah, mas convenhamos que o seu é um cacheado bom, eu não dei essa sorte e apelo pro alisamento, mas só para tirar o volume, aliso, deixo a raiz mais esticadinha e as pontas mais cacheadinhas, fora isso eu uso qualquer shampoo, não tenho dessas, nao gosto de condicionador, dai passo um leave in e deixo, mas shampoo bom mesmo é desses de cabeleleiro, que vende os potes bem grande, fora que parece que o cheiro é trilhões de vezez melhor que dos outros. Uma dica, NUNCA use soft care, deixa o cabelo completamente ensebado, muito oleoso mesmo, só serve para usar no verão quando a gente passa 70% do dia na praia :D


eu adoooorei aqui - e os seus cachos diga-se de passagem- pode linkar? ;*

raai. on 14 de outubro de 2009 13:57 disse...

ah, mas convenhamos que o seu é um cacheado bom, eu não dei essa sorte e apelo pro alisamento, mas só para tirar o volume, aliso, deixo a raiz mais esticadinha e as pontas mais cacheadinhas, fora isso eu uso qualquer shampoo, não tenho dessas, nao gosto de condicionador, dai passo um leave in e deixo, mas shampoo bom mesmo é desses de cabeleleiro, que vende os potes bem grande, fora que parece que o cheiro é trilhões de vezez melhor que dos outros. Uma dica, NUNCA use soft care, deixa o cabelo completamente ensebado, muito oleoso mesmo, só serve para usar no verão quando a gente passa 70% do dia na praia :D


eu adoooorei aqui - e os seus cachos diga-se de passagem- pode linkar? ;*

Grazi on 14 de outubro de 2009 14:10 disse...

E viva a progressiva!!
Deixa alguns cachos ali ainda, e doma o volume!!!
faço de 5 em 5 meses ;)

Ivana disse...

Eu tenho cachinhos também, hoje em dia, domados à base de MUITA hidratação, com cremes não muito baratos; já teve época do meu cabelo estar mega palha, mas atualmente, eu gosto do meu cabelo

oh meu Deus, eu também usava neutrox, minhas cunhadas adolescentes nem sabem que isso existe, tô velha, vou me matar, beijos

Fabi on 14 de outubro de 2009 14:45 disse...

Neutrox era MARAAAAAAAAA....
Tenho o cabelo ondulado, mas aderia a progressiva.
Não é liso chapado não, pq fico com cara de SAMARA do filme O CHAMADO, mas deu uma boa melhorada, tenho mto cabelo e o volume me deprimia...rs

Beiiijos
Adoro o blog!!

Deja disse...

É, mulheres e seus cabelos... nos momentos em que a Bel e a Anamyself não comentaram, eu já ouvi "Não estrague a minha escova" e "No cabelo não!!!".

Thâmia on 14 de outubro de 2009 18:39 disse...

Mais uma 'cacheada' aqui :)
Tive o cabelo levemente ondulado até uns 12 anos de idade.
Jeus, pra quê? Na pré-adolescência ele inventou de cachear e eu o odiava MUITO. Por isso, usei tranças laterais [/vergonha] até os 14, pra onde quer que fosse. E tiara. E franja.
Péssimos dias, aqueles.

Até que, na metade de 2007, fiz as pazes com ele e estou absurdamente feliz com meus 'solenóides' desde então.
Lavo meus cabelos dia sim, dia não e ele costuma 'acordar' uma cascata linda de cachos. Dá orgulho! [Pena que vai assanhando durante o dia, mas isso já é outra história].

No mais, se alguém mesmo for ler isso aqui, aprenda: Deus sabe o que faz. Ele não te daria cachos se soubesse que não ficariam ótimos em você. Sério :)

Anônimo disse...

Qdo criança Óleo Capi era amigo inseparável...

margarida disse...

Ai gente! Nasci com cabelo enroladinho daqueles grudadinhos na cabeça... com o passar do tempo ele foi ficando pior, pois minha mãe insistia em penteá-lo seco. Adolescencia foi o terror dos terrores com aquele cabelo mega armado. Nunca tive o prazer de acordar com o cabelo arrumado, era uma juba sem tamanho. P/ sair sempre tinha que molhar, ficava lindo... bem soltinho... mas quando secava ficava uma moita... kkkkk. Depois aprendi a curtir meu cabelo, chamava atenção na rua com meus cachos loiros e compridos. Depois de um tempo cansei e alisei. Não me joguem pedras, alisei e não me arrependo. Agora acordo lisa, loira e pronta p/ sair. Saudades dos cachinhos? Sinceramente... nenhuma.

Grazi disse...

Deja, fiquei curiosa!! O que você queria fazer que a fulana disse: "No cabelo não!!"

Minha imaginação fértil não conseguiu imaginar nenhuma situação viável, aliás até conseguiu, mas me pareceu no mínimo... estranho!!

Carlinha Said on 14 de outubro de 2009 22:20 disse...

Eu tenho cabelos cacheados...Não, cacheados é bondade minha...Meus cabelos são MEGA-CACHEADOS. Eu já alisei, pintei, relaxei, fiz, com o perdão da expressão, o "caralho a 4" com ele...já usei curto, já usei comprido [abaixo da cintura]...Lembro muito bem, até da propaganda do Neutrox [clássico, com a tampa vermelha] onde aparecia a embalagem ao lado de uma rosa que aparece no final. Demais!
Hoje, no auge dos meus..22 anos [tô véia! rs] Cabelos naturalmente crespos, adotei o estilo curto, redondinho...um pouco de creme Seda, umas gotinhas de reparador de pontas..amassa aqui, seca dali com a toalha...prontinho...´Só sair e não tem tufão no mundo que faça ele bagunçar! uhauahuaha
Dramas de quem tem cabelo cacheado...

beijoss

Nathy disse...

Às vezes dá vontade de cortá-los, mas juro que não resisto quando ele está domado, o que, ultimamente, é impossível. Se conseguisse fazer escova sempre, faria. E se conseguisse manter, manteria. Então, eu tento lidar com o meu cabelo, com QUILOS de creme, mas é superável e estranho. Queria que a raiz fosse menos cacheada e cachos mais abertos, mas, sem reclamar, adooro o site. E AMEI a matéria. Li assim que postou!!
E COMO FAZ PRA ACORDAR COM O CABELO AJEITADO? COMIGO NÃO FUNCIONA... mimimi

Para abrir os olhos on 15 de outubro de 2009 00:35 disse...

Meus cachos já viraram identidade. Pena que só fui descobrir isso e não ter mais vergonha deles - aliás começar a sentir orgulho - na facul. Me diferencia daquele estilozinho padronizado de todas as (pouquissimas) meninas da engenharia. Adoro quando me perguntam se faço música ou artes cenicas, só por conta do cabelo. Acho que é porque as pessoas ainda veem as cacho-assumidas como alternativas =/

Deja disse...

Acho que o considerado estranho para você (pra mim é normal), é o que aconteceu.

(Algumas gostam no rosto, mas não querem no cabelo, entendeu?)

s2

roberta.varela on 15 de outubro de 2009 11:15 disse...

Geeeeeente, nada a ver com o post, mas as enquetes morreram? É a mesma pergunta já faz meses :C. Abraaaaaaaço, adoro o blog!

Bruna on 15 de outubro de 2009 13:00 disse...

Geente, essa de "já acordar com o baleo arrumado" não é pra mim, não (invejinha).
O meu cabelo é cacheado e eu nunca tive vontade de fazer escova, chapinha, tratamento, sei lá quê pra ficar com ele liso. Assim, não era falta de vontade de ter ele liso, mas falta de coragem de ficar escovando.
Mas eu gosto do meu cabelo. E só não vou dizer que adoro porque fiz uma besteira nele e ele agora tá meio seco.
Uma dica boa é dar um relaxamento leve a cada três meses. Os cachos ficam mais abertos e diminui bastante o frizz (coisa que eu não posso fazer, já que descolori essa meleca!), além de não detonar tanto o cabelo como a progressiva.
Eu só tenho um probleminha com os meus cachos: uso eles curtos, mas sempre fica aquela ideiazinha de deixar crescer mais um pouco, na altura dos ombros. Aí acaba que eu sempre deixo crescer, desisto e corto tudo de novo. Fica parecendo que eu num tinha dinheiro pra cortar, hahaha.
Mas enfim... Força nesses cabelos cacheados (que, parece-me, estão voltando às tendências).

Grazi on 15 de outubro de 2009 13:04 disse...

Sim, entendi Deja.

Realmente para mim não é normal. Não me sinto confortável nesta situação. Aprecio muito o oposto.

No rosto.. Eca! Se ainda fosse nos peitos...

Tahi on 15 de outubro de 2009 14:26 disse...

Viva os cachos! amo os meus e os assumo assim como são!! e da-lhe rios de dinheiro com cremes e tratamentos!! dica: se tiver algum sobrando ou algum amigo for pra fora, compre a linha oil curl da kerastase...menina...vale o investimento!! a linha da pantene tbm arrasa...a da elseve e a nova da seda tbm!!! não faço escova por nada, quando fiz foi pq precisei!!! amo meus cabelos e acho que todooos deveriam assumi-los!! arrasou!

Aline Pacheco on 15 de outubro de 2009 15:19 disse...

Ameeeeeeei seu post!
Me identifiquei mais do que qq coisa... creme rinse... hahahaha, voltei à minha infância!!!
Já odiei muuuito meu cabelo, mas hoje em dia aprendi a conviver com ele.
Tb sou fã do creme da Seda. Faço relaxamento, mas meu cabelo não fica palha. Sabe o que eu gosto mesmo de fazer? Depois de lavar o cabelo, colocar BOB. Fica lindo depois!!! Pq na raiz fica lisinho e nas pontas fica com aqueles cachos lindos enroladinhos!!!!
Um beijo e adorei seu site!!!!

Jules on 15 de outubro de 2009 15:32 disse...

Ah! Adorei o texto!!! Eu adorava shampoo 2 em 1, porque era muito mais prático!!
Acho que hoje em dia essa bomba nem existe mais! Fazia um mal para o cabelo aquilo e eu nem me importava! Com o tempo a gente vai ficando mais exigente, né?

Bjs

Anônimo disse...

nossaa, na minha vida eu não gostava do meu cabelo jamais. Com o passar dos tempos eu fui aprendendo a "domá-lo" e hoje como você eu não trocaria por nenhum LISO que exista, se bem que as vezes existe uma pontinha de inveja, mas tudo coisa saudável. AAAh e nada que um Seda resolva :)
beesos :*

Deja disse...

É Grazi, têm gosto pra tudo. Em mim, eu não quero em lugar algum =D

Gisele on 18 de outubro de 2009 16:46 disse...

noosssa "creme rinse" é do arco da velha!!!

Incrível, eu só achava que isso só acontecia comigo! Quando saio do mar e também deixo meu cabelo secar livremente ele fica hiper macio e sedoso, não sei como o.O

Ingrid Menschen on 25 de janeiro de 2010 00:15 disse...

Sério que seu cabelo se deu bem com Seda? :O
Eu passei minha infância usando Seda (e até tentei voltar a usar, num surto depois de a Natura tirar o shampoo que eu usava há 4 anos da linha deles), mas nunca funcionou, só fazia mal pro meu cabelo!
Até tentei acreditar na fórmula mágica da Ouidad em parceria com Seda, mas nada funcionou!

E quanto ao mar, é verdade! Deixa o cabelo super solto, uma maravilha!

Raissa on 6 de janeiro de 2011 22:07 disse...

O tenso eh ser a unica pessoa de cabelo encaracolado na familia... sabe como eh dificil explicar para as pessoas que NAO se pode pentear cabelo encaracolado seco?

 

Corporativismo Feminino Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez Edited by Blog Feminino