segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Ai, mas já segunda-feira?

Hoje é segunda-feira, dia de reunir forças (justamente aquelas que esgotei no sábado à noite) e encarar mais uma semana que vem pela frente.

Ocorre que sou uma fã descarada do Garfield. Temos tanto em comum que às vezes acho que deveria ter nascido na pele daquele gato. Sou preguiçosa, adoro desperdiçar minhas horas em frente à televisão, meu prato favorito é lasanha e odeio segundas-feiras e dietas. Ok, não tenho pelo alaranjado e nem listras.

Assim como muita gente, ontem senti uma agonia profunda ao ouvir a vinheta do Fantástico. Mas confesso que já é um alívio ouvir só a trilha (sim, porque agora eles não cantam mais o "é fantástico!" Tãã).



Ah, tem mais uma coisa: a dieta que sempre começa na segunda-feira...hoje não poderia ser diferente.



Então, vamos que vamos e daquele jeito! Por mais saudável que você seja, não dá para negar que tem vezes que a gente reza para a semana acabar logo. É muito stress, gente.
Para começar, acordamos vendo tudo em preto e branco. E em slow motion!

Sair de casa é uma batalha e quando finalmente conseguimos, tem o trânsito, a poluição, aquele tempo doido que te faz carregar roupas e guarda-chuva o dia todo... enfim, todos os percalços corriqueiros da vida urbana.


Daí que, de uns tempos para cá, tenho aderido às teorias naturebas e moderninhas. Tudo muito zen, muito equilibrado (não que eu pratique todos os dias, mas apoio totalmente tá?).



São coisinhas relativamente simples e que realmente me ajudam a manter o pique durante a semana.
É claro que não deixo de amar lasanha. As maratonas de séries e filmes na TV ainda são meu ponto fraco. Mas acho válido incorporar ao dia-a-dia tudo que há de bom e barato no quesito qualidade de vida.



Então hoje deixo aqui umas dicas para quem queira começar a semana de uma maneira diferente.

BANHO CONSCIENTE

Não está relacionado com o tempo gasto no banho, mas sim com a sua capacidade de transformar. Pode ser feito mesmo com o rápido banho de chuveiro, num ato consciente de entrar e estar em contato com si mesmo. Que sejam dez minutos, mas qualitativos. Durante esse curto espaço de tempo você pode estar muito presente, refletir, limpar e harmonizar as suas energias além ter contato com o seu corpo. Utilize o banho como uma redescoberta integral do seu ser. É hora de relaxar, deixar de lado a atitude apressada e inquieta e ver o banho como ele é - um belo ritual de limpeza e purificação. A água morna estimula os poros a se abrirem em grandes "dutos" por onde as toxinas poderão sair. A escovação já retirou as células mortas e o banho morno irá abrir os poros e relaxar as tensões. Existem alguns detalhes para incrementar o ritual. Use velas, música, aromas e sabonetes de glicerina vegetal, argila e ervas.

ESCALDA-PÉS

Este não é um hábito indicado como diário, mas vale a pena usá-lo quando perceber que as coisas estão aceleradas e passando um pouco dos limites. Mensagem embutida: pare, relaxe, desintoxique-se e durma! As toxinas do corpo seguem a lei da gravidade, acumulando-se nas pernas, pés e mãos e, normalmente, procuram sair gradualmente através da pele. O sulfato de magnésio - o famoso sal amargo -, quando usado num escalda-pés, "dissolve" essas toxinas que são, então, eliminadas na água.Este procedimento é indicado em casos de intoxicações mais acentuadas e pode ser aplicado na forma de escalda-pés ou banho de imersão. Como qualidade energética, ele purifica e regenera.

Como praticar: feche portas e janelas para evitar correntes de ar. Evite movimentos desnecessários, conversas e presença de pessoas não relacionadas ao tratamento. Use uma bacia, balde ou similar, grande o suficiente para conter os pés de modo confortável. Encha o recipiente com água quente (sem exceder 40°C) na quantidade certa para cobrir por completo os tornozelos. Dissolva de 3 a 5 colheres (sopa) de sulfato de magnésio. Sente confortavelmente, usando roupas folgadas e joelhos cobertos. Mergulhe aos poucos os pés na água e cubra as pernas com uma toalha. Coloque um agasalho ou manta nas costas. Ao final, enxágue os pés com água fria e pura, para interromper o processo de "corrosão" das toxinas. Seque bem os pés, calce meias e vá direto para a cama, cobrindo-se adequadamente. É recomendável beber um copo de chá morno antes do escalda-pés e manter, durante sua aplicação, uma compressa de água fria na testa para refrescá-la, direcionando o sangue para outras áreas do organismo. Renove a compressa sempre que ela se aquecer.

BANHO DE IMERSÃO

Uma vez por mês pode-se fazer um banho de imersão, numa banheira ou ofurô. A quantidade de sulfato de magnésio pode variar de 7 a 10 colheres (sopa), segundo o peso e volume da pessoa. Pode-se acrescentar ervas medicinais e óleos essenciais aromáticos, para complementar a ação terapêutica do sal amargo. Para hidratar o corpo, pingue na água do banho 5 ou 6 gotas de óleo de amêndoa doce. Igualmente, o banho não deve ser prolongado (10-15 minutos} e é importante o enxágue com água limpa ao seu término.


Opções de ervas medicinais:


CAMOMILA - causa sensação de relaxamento

HORTELÃ - renova as energias, contribui para amaciar a pele e tem um excelente efeito desodorizante.

SÁLVIA - erva de efeito antiinflamatório, que ajuda a combater cravos e espinhas. O banho de sálvia é recomendado especialmente para quem tem pele oleosa.

FLOR DE LARANJEIRA - dá uma gostosa sensação de frescor e descanso. A flor de laranjeira é também adstringente e fecha os poros excessivamente dilatados.

MELISSA - também conhecida como erva-cidreira, proporciona um banho repousante e perfumado.




Como trilha sonora, sugiro especialmente as músicas do grupo Pedra Branca.



Uma excelente semana a todos!


Namaste




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por Mel às 10:44

0 comentários:

 

Corporativismo Feminino Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez Edited by Blog Feminino