quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Eu disse não!



Dizer não é uma coisa que todo mundo deveria aprender na escola, deveriam implantar uma matéria obrigatória: "Aprendendo a Dizer não".

Já contei uma vez na comunidade da CF, que fiquei com um cara que em nada me atraia, só por não ter conseguido dizer o maldito NÃO na hora que deveria, não me orgulho disso e espero que isso não se repita nunca mais. Não foi bom nem pra mim nem pra ele, pois cedo ou tarde, eu tive que dizer o NÃO.

Entre outras coisas, sou técnica em informática, e cansei, CANSEI mesmo de perder o fim de semana consertando computado de parentes e amigos, tudo por que não disse o famigerado não que devia ter dito. E olha que eu sou considerada uma pessoa "grossa" às vezes, mas ainda assim, tem horas que o NÃO não quer sair.
Hoje eu digo: "Desculpe, estou muito sem tempo.....até meu próprio computador está dificil de arrumar, a última vez que quebrou quase levei na assistência técnica.."

Cansei também de emprestar meus livros e cd's e nunca mais vê-los, cansei de dizer pra mim mesma: "Nunca mais empresto meus livros", ai vem aquele amigão, ou alguém da sua família te pedir um livro emprestado, é difícil dizer não, mas depois de alguns exemplares perdidos, agora eu digo: Não empresto meus livros, não adianta, não empresto! Quer livro emprestado?procure em uma biblíoteca, lá pelo menos eu tenho quase certeza que você vai devolver.

Imagino o quão díficil é pra algumas meninas super doces que eu conheço dizerem não, pois se pra mim que consigo ser a grosseria em pessoa às vezes já é dificil, imagina para aquelas que desconhecem o significado da palavra grosseria? Embora dizer NÃO não tenha uma relação direta com grosseria, mas quando você não se importa com o risco de ser grossa fica muito mais fácil.

Isso não quer dizer que você tem que dizer não pra absolutamente tudo, mas cabe pensar nas suas prioridades, e ter certeza que dizer SIM realmente não vai te atrapalhar.

O mesmo é válido para o ambiente de trabalho, acredito que sempre deixar claro o que você pode e o que não pode fazer é muito importante, quando você diz não pra uma coisa que realmente não vai conseguir fazer, ganha crédito e respeito. Antes dizer não do que aceitar uma tarefa que você não poderá cumprir.

Quem nunca diz não acaba construindo a imagem de pessoa sempre disponível, que dispensa o próprio dever para ajudar o outro. Pode parecer louvável, mas o mais provável é que essa pessoa não consiga administrar todas as obrigações.

Enfim, para não parecer grossa, mostre que mesmo dizendo não, você se importa e se solidariza com o problema da pessoa, mas que infelizmente, dessa vez não vai ser possível ajudar. Exercite. Aprenda dizer não!

by Winnie

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por CF às 10:00

0 comentários:

 

Corporativismo Feminino Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez Edited by Blog Feminino