quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Use filtro solar!

Escolhi a imagem pra causar impacto mesmo, dizem que uma imagem vale mais que 1000 palavras, então caso fiquem com preguiça de ler, apenas olhem a foto e reflita sobre o tema desse post.

Acredito que a maioria já viu aquele vídeo "Sunscreen" que também tem sua versão brasileira, com Pedro Bial - "Use Filtro solar". Eu não vim aqui falar do vídeo tampouco do Pedro Bial, mas sim contar um pouco da minha experiência errante nesse aspecto.

Minha primeira insolação: praticamente uma criança, quase adolescente-sem-cabeça na praia, sem minha mãe, querendo acompanhar o mesmo ritmo dos primos que não tinham pele sensível como a minha, querendo pegar um bronze. Passei protetor solar pela manhã e fiquei o dia inteiro na praia. Não foram queimaduras de primeiro grau, formaram bolhas enormes nas minhas costas, meu rosto ficou inchado, fiquei parecendo um lango-lango cor de rosa.

Segunda insolação: Sabem aquelas piscinas de 1000 litros que você coloca na laje de casa? (super coisa pobre, eu sei, haha). Crente que minha primeira insolação só se deu devido ao SAL da água do mar, passei o dia inteiro creuzando na piscina de mil litros com os amiguinhos. Dessa vez não criou bolhas, mas ainda assim o resultado foi muito muito ruim, tanto que no dia seguinte eu tinha um casamento pra ir, e não pude, pois não conseguia colocar o vestido que havia comprado.

Terceira insolação: Amanhece um dia com uma baita chuva no interior de São Paulo (S. J do Rio Preto), quem conhece sabe que lá faz um calor infernal. Pois é, eu não conhecia. Saí de casa cedo no meio de chuva pra ir no clube da cidade vizinha, não levei protetor solar pelo fato de estar chovendo. O dia ficou nublado, mas muito abafado, e o dia inteiro só no mormaço foi suficiente pra me fazer um belo estrago. Bolhas nos ombros, na testa. Voltei pra São Paulo e aqui estava um calor dos infernos, o calor fazia minhas bolhas do ombro e da testa encherem e estourarem, tinha que ficar secando com um lencinho o dia todo.

Desculpem a escatologia, mas só depois disso tudo a creuza aqui foi enteder a importância do filtro solar.
Essas não foram as únicas vezes que me estraguei no sol, mas sim as mais graves.

Eu era adolescente, eu não queria ser branquela, eu queria ser aceita, eu queria ter marca de biquine, e no fim das contas a única coisa que conseguir foi estragar a minha pele. Minha mãe me alertava, eu não dava ouvidos, eu queria mesmo era me queimar ! Além das influências das amigas incautas que passavam coca-cola na pele pra pegar bronze, em pleno século XX com a ciência trabalhando a nosso favor e a camada de ozônio cada vez mais como as ruas de São Paulo: Totalmente esburacada!
Não, coca-cola eu nunca usei, existia uma fagulha de juízo nessa mente insana.

Ainda tenho sequelas dessa época, diversas pintas nos ombros e nos braços, que antes das insolações não existiam. (meu pai é ruívo, e mesmo não tendo nascido ruíva, minha pele tem uma tendência a ser mais sensíveis que as outras, e a ficar pintada mais fácilmente).

Temo muito pelo futuro da minha pele depois de todas essas loucuras, me arrependo amargamente de não ter sido mais cuidadosa. Sei que minha pele vai envelhecer mais rápido por isso, sei que minhas chances de ter doença de pele são maiores, é sempre assim...a Fulaninha de 15 anos abusa, e quem sofre é a futura Fulana com 40, 50 anos..

Então fica a dica pra quem ler esse post, nunca deixem de usar filtro solar gente, protejam aquela que é praticamente nosso cartão de visita: a pele!

As meninas da comunidade Corporativismo Feminino não parecem ser das que fazem as mesmas loucuras que eu já fiz, mas ficaadica pra qualquer leitora sem cabeça que por aqui passar.

LEMBRE-SE: Não tente conseguir mais bronze que o Brasil nas Olimpíadas de Pequim, use filtro solar!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postado por B. às 23:04

0 comentários:

 

Corporativismo Feminino Copyright © 2009 Baby Shop is Designed by Ipietoon Sponsored by Emocutez Edited by Blog Feminino